filhote de cachorro pode tomar banho

Como dar banho em filhote de cachorro

Como os cães da raça Pug tem os pelos curtos, necessitam de poucos banhos, para uma boa saúde de seu cãozinho a dica que daremos é dar banho uma vez por mês, ou no máximo de 15 em 15 dias se adulto e filhotes de Pug com até dois meses não precisam tomar banhos devido a essa raça ser muito sensível.

Para o inverno o intervalo de dias dos banhos podem ser ainda maiores, mas caso seja necessário mesmo apos seu banho seu cão não pode ir para rua antes de meia hora depois do banho, para não ter um choque térmico.

Os cães da raça pug são muito sensíveis e requerem cuidados como se fossem bebes iremos dar um passo- a-passo par dar um banho adequado em seu cãozinho para que ele não tenha problemas futuros, devido a ações erradas que as vezes possamos tomar e que depois podem desencadear doenças, alergias ou inflamações em nosso cão.

pug com dermatites

Primeiramente a pele do cão da raça pug é muito sensível, então é imprescindível que usamos shampoos e sabonetes, especiais para cachorros e indo mais alem nisso, usando sabonetes e shampoos neutros para a limpeza e banho de nosso Pug.

Quando posso dar banho no meu filhote

passo-a-passo como dar banho em seu Pug

Temos que ter um cuidado essencial com os ouvidos de nosso cão e devem ser tratados como um bebe humano que na hora do banho colocamos um algodão em seu ouvido, em nosso Pug iremos fazer o mesmo pois água em ouvido de Pug é inflamação na certa e não queremos ver nosso cãozinho com dor né?
Não podemos usar jatos fortes em nosso cão pois os olhos e ouvidos(como falado a cima)são muito sensíveis e temos que ter muito cuidado nesse aspecto.
os  focinhos e olhos devem ser tratados com muito cuidado, como se fossem bebês humanos; nunca devem colocar chuveirinho direto na cara de nosso cão,e sua cara deve ser limpa com uma esponja umedecida só com água;
Antes de passar shampoo devemos molhar bem a pelagem do cão.
O pelo de seu cão deve ser bem enxaguado, pois resíduos podem provocar ressecamento, perda de brilho e queda;
Apos o banho devemos deixar nosso Pug bem , mais bem seco;
Não deixar nosso cão em correntes de ar apos o banho;
Acabou o shampoo e o sabonete então vamos usar detergentes domésticos, sabão em pó ou pedra comum, NÃO jamais faça isso, somente shampoos e sabonetes para cães e neutros.
Sempre antes do banho estar com o pelo de seu cão devidamente tosado para não embolar apos o banho.

Como deixar o cachorro cheiroso

Como devemos dar banho em nosso Pug apenas de  15 em 15 dias no máximo e ainda sim durante o intervalo desse tempo sentimos nosso Pug com algum cheiro forte, devemos ficar atentos pois se dermos banho e o cheiro não melhorar esse cheiro pode estar vindo de outras partes de seu corpo, sendo assim podemos dar mil banhos que o odor forte não vai melhorar.

então vamos as dicas:

  • Problemas de pele: seu Pug está cheirando mau mesmo apos o banho, a terra ou algo semelhante, ele pode estar com alguma doença de pele. Reações alérgicas, infestação de pulgas, fungos ou bactéria pode causar um odor forte, se percebermos isso devemos leva-lo ao veterinário para constatação em exames.
  • Problemas de ouvido: se seu Pug estiver com otite, ele vai produzir muita cera, e essa cera possui um odor muito forte. Se sentir um cheiro forte, cheire as orelhas pra ver se é daí. Observe se está com vermelho ou com cera  escura. Sendo constatado pelo dono o problema leve-o ao veterinário pois ele vai precisar de tratamento.
  • Glândulas anais: os cães tem duas glândulas que de vez em quando entopem, e começam a sair uma secreção com um odor muito forte. É preciso levar o cão no veterinário para que ele esvazie essas glândulas, e seu cão fique com todos os aspectos limpos e saudáveis.
  • Mau hálito: cheire a boca do seu Pug, se estiver com cheiro ruim, leve-o para fazer uma limpeza no veterinário, ou faça você mesmo com as dicas de limpeza bucal que daremos abaixo.

Dicas de limpeza bucal de seu Pug

A saúde dentaria de seu cão é muito importante, pois alem de tornar o convívio entre cão e dono mais agradável, também pode render mais anos de vida ao seu cãozinho.

A falta de escovação alem de causar mau cheiro em seu cão pode causar doenças em seu cão como a gengivite e a periodontite, alem de que infecções bucais podem fazer com que a proliferação dessas bactérias podem se espalhar para outras partes do corpo comprometendo ainda mais a saúde de seu pug

Algumas dicas para escovar os dentes de seu pug são:

  • Usar sempre pastas especiais para cães
  • Usar uma escova de entes especiais para cães pois suas gengivas são muito sensíveis.
  • Escolher um local calmo e de preferencia o mesmo para fazer a escovação;
  • Durante os 3 primeiros dias deixe seu cão acostumar com o gosto da pasta
  • Apos uns 5 dias comece a colocar a pasta em seu dedo e a massagear sua gengiva
  • Comece introduzindo o uso da escova especial para cães
  • Sempre sem fazer força e fazendo movimentos circulares
  • Escove os dentes pelo menos duas vezes por semana
  • E por fim sempre termine a escovação com muito carinho em seu cãozinho.

Esperamos ter ajudado com nossas dicas, porque cada momento que cuidamos de nosso cão ele esta vendo e sentindo o carinho, e nada melhor que darmos uma vida boa e saudável para o nosso animal de estimação que escolhemos para compartilhar os melhores momentos de nossa vida juntos.

Pode dar banho em cachorro com shampoo de gente?

Essa é uma duvida muito frequente entre os donos de cachorrinhos, e a resposta é NÃO! Não use produtos de humanos nos animais, pois o ph dos produtos para humanos é muito maior do que os animais como filhotes de cachorrinhos pode suportar. Mesmo os shampoos de crianças e bebes, ainda assim não é recomendado o uso pelo mesmo motivo de ter o PH elevado.

Mas oque é PH?

Ph é a escala de acidez que o produto possui, os produtos com o ph elevado, podem causar irritações na pele do animal, principalmente nos cães da raça Pug, que tem maior tendencia a desenvolver dermatites e complicações na pele.