O que saber antes de comprar um Pug?

Enrugadinho, gordinho e sapeca, o cachorro da raça Pug vem conquistando várias pessoas apaixonadas por cães e ocupado cada vez mais a casa dos Brasileiros. Porem, pela internet no youtube e em outros sites e blogs, existem muitas informações sobre esse cãozinho, como os cuidados que se devem ter com um pug filhote, quanto custa um pug, se eles são cachorros que se adaptam mais dentro ou fora de casa e etc. Muitas vezes essas informações não são verídicas e acabam pegando os interessados em adquirir um cachorrinho da raça pug de surpresa com algumas características muito importantes exclusivas dessa raça.

a Raça Pug é ideal para as pessoas que moram em apartamentos e não em quintais ou áreas abertas, pois os Pugs normalmente sofrem muito com mudanças de temperatura, no calor sentem muito calor e no frio sentem muito frio, então dentro de casa ou apartamento eles podem suportar melhor essas mudanças de temperatura. Caso seja criado em quintais, são necessários alguns cuidados.

Os pesquisadores acreditam que a raça veio da China e se tornou popular na Europa, sendo denominada de Carlin na França , Dogullo na Espanha , Mops na Alemanha e de Caganlino na Itália.

Características dos Pugs

Quanto tempo vivem: 12 a 13 anos
Peso médio: 5 a 8 Kg

Temperamento: Na raça de cachorro pug , quando ainda filhotes ou na adolescência, o filhote de pug tem muita disposição, apesar de não conseguir realizar longos períodos de atividade física por ser um cão de focinho curto, ele tem muita disposição mental, então o ideal é fracionar os períodos de atividade físicas e brincadeiras durante o dia, para não deixar o seu cão estressado ou triste, entediado, pratique de 15 a 25 minutos de atividade com o seu amiguinho por uma média de 3 vezes ao dia assim você pode manter a mente de seu Pug salvável e tranquila, de preferencia a atividades que exijam mais inteligencia do que exercícios físicos . Quando o Pug fica mais velho ele fica mais calmo.

Filhote de Pug Bonitinho

Geralmente é muito fiel ao dono, sendo um companheiro inseparável, muito bom para pessoas que vivem sozinhas ou estão passando por dificuldades. Se acostuma facilmente com estranhos sendo umas raça bem sociável. Um filhote de Pug pode ser muito inteligente, porem não tem muita facilidade de obedecer ordens, dificultando o treinamento de truques. Ele está a 53º posição no ranking de cachorros mais inteligentes.

O atido do pug filhote pode ser agudo e rouco, sem muito volume. Já na fase adulta tende a ser menos agudo e semelhante a um grunhido bem rouco. O filhote de pug também pode roncar bastante durante a noite ao dormir e até mesmo acordado.

Vantagens de ser adotar ou comprar filhote de Pug:

  • Muito carinhosos e sociáveis sem ser grudentos e carentes
  • Educados, porem brincalhões
  • Preferem brincadeiras de inteligencia
  • Se seguidas as orientações de um veterinário, não darão muitos problemas de saudê
  • Adoram carinho e colo
  • São muito higiênicos, apesar de soltar bastante pelo
  • Se dão bem com crianças e idosos
  • Quase não fazem barulho ou latidos
  • São ótimos para viver em apartamentos

Desvantagens de ter Filhotes de Pug:

  • Não se adaptam bem a temperaturas altas e baixas
  • Olhos extremamente sensíveis
  • O preço do pug pode ser alto, variando de R$ 1500 a 3000
  • Tem grande tendencia a obesidade
  • Roncam
  • Caso tenha problemas de saude, os tratamentos são bem caros

Problemas que a raça Pug pode vir a ter

1- Problemas respiratórios: O cachorro Pug pode vir a ter alguns problemas respiratórios por ser um cão braquicefálico, ou seja, com o focinho curto, podendo ter dificuldade em respirar, roncar demais alem não conseguir executar atividades físicas durante longos períodos, podendo causar assim também a obesidade.

2- Obesidade: É muito importante ficar atento ao peso dos Pugs, pois o aumento do peso pode acabar agravando os problemas respiratórios. O ideal é levar para passear ou incentivar a atividade física várias vezes ao dia, por curto s períodos para não forçar muito o cão, em função da dificuldade de respirar.

Obesidade da raça pug

3- Dermatites: É comum nessa raça aparecerem alergias na face, nas patas e em alguns locais do corpo do animal, cuidados com alimentação e atividade física praticada da forma correta, podem amenizar o problema

Pug com Dermatites

4- Olhos Proeminentes: Normalmente o olhos são bem saltadinhos para fora, e isso facilita problemas como ceratoconjuntivite dentre outros problemas. É muito importante tomar muito cuidado para não atingir os olhos do pug ou causar algum tipo de pressão pois eles podem sair para fora.

Problemas nos olhos do pug

5- Pelos curtos: Por terem pelos curtos, tem tendencia a queda de pelos frequente.

Mas não desanime de ter um Pug, apenas tenha consciência dessas características e siga a risca as sugestões de um veterinário, para não ser pego de surpresa!

Veja onde encontrar um cão da raça pug aqui